Empreender no agronegócio

Empreender no agronegócio

Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo o IBGE, o agronegócio é a principal atividade em 57% dos municípios do país. Empreender nesse setor se tornou uma oportunidade para muitos.

 

De acordo com uma pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil apresenta 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), de modo que, em todo o território nacional aproximadamente 52 milhões de pessoas possuem negócio próprio.

 

Esse número tende a aumentar, tendo em vista que a prática de investir em setores em franco desenvolvimento como é o caso do agronegócio, oferece bons retornos tornando o trabalho cada vez mais viável.

 

Como começar a empreender no agronegócio

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, o mercado consumidor torna-se ainda mais competitivo e rigoroso. Então, aliar o poder do empreendedorismo ao fluxo do mercado do agronegócio tornou-se um ótimo negócio.

 

Diversas empresas dos mais variados setores agrícolas do país têm investido fortemente em novas ferramentas e tecnologias para aumentar a lucratividade do setor.

 

Portanto é necessário que o empreendedor seja capaz de elaborar soluções principalmente tecnológicas, para problemas ligados a sua área e atividade.

 

Para aqueles que desejam iniciar um novo ramo de trabalho neste setor, ou então que querem ampliar as suas atividades no mercado do agronegócio é preciso ter em mente que, ter sua própria empresa assim como lidar com seu trabalho, é trabalhar com incertezas.

 

Porém, para atingir o sucesso e obter mais que as expectativas, o empreendedor deve ter algumas características que irão possibilitá-lo alcançar tudo que deseja.

 

Para tornar essa forma de ser um empreendedor de sucesso no ramo do agronegócio listamos algumas dicas que podem ajudar neste processo:

 

  • empreendedor deve acreditar naquilo que está fazendo, para que sua motivação não fique abalada.
  • É fundamental tomar a iniciativa de colocar idéias em prática, afinal muito da contribuição da sua empresa vem de você.
  • Para que seu negócio possa fluir você deve liderar seu negócio com atitudes que encaminharam seu trabalho para o sucesso.

Além desses pontos que tornam o empreendedor preparado para assumir este trabalho voltado para o agronegócio, ele também deve auxiliar no aumento da produtividade de maneira mais sustentável, em que haja menos agressão ao meio ambiente.

Já mostramos dicas para ser empreendedor agora, veja como empreender no agronegócio e crescer nesse mercado:

  • Utilização de novas tecnologias. Exemplos: drones, satélites, sites, GPS.
  • Big Data para gerenciar o volume de informações geradas, produzindo relatórios de dados importantes.
  • Inteligência Empresarial.
  • Marketing digital no agronegócio, uma vez que quem deseja crescer neste setor é preciso que se posicione por meio de uma presença relevante nas redes sociais.
  • Apostar em sustentabilidade.
  • Pesquisa mercadológica.

Com isso, aprendemos que há muitas formas de empreender no agronegócio e crescer. Tudo depende do comprometimento do empresário em realizar seu trabalho aprimorando sempre a sua capacidade de produzir. Não esqueça, trabalhe duro, faça a gestão de pessoas e um bom controle de finanças.

 

Deixe seu comentário aqui