Como Acertar a Mão na Hora de Comprar Fertilizantes

Como Acertar a Mão na Hora de Comprar Fertilizantes

Tempo de leitura: 5 minutos

A produção agrícola é uma atividade que demanda muito conhecimento e cuidados, inclusive com os pequenos detalhes. Estes podem fazer toda a diferença na busca por bons resultados produtivos. Um desses cuidados tem relação direta com a eficiência na escolha e compra de fertilizantes.

Diferentemente dos agrotóxicos, a função principal dos fertilizantes é suprir as plantas com nutrientes essenciais ao seu crescimento. Entretanto a variedade de fertilizantes oferecida pelas empresas do ramo é bastante extensa.

Em razão dessa alta variedade, a escolha e os métodos de aplicação dos fertilizantes costumam ser tarefas que necessitam de alguns fatores e critérios que irão contribuir com o sucesso da lavoura.

Por isso é importante que conheçamos esses fatores para acertar a mão na hora de comprar fertilizantes. Você conhece esses fatores? Confira alguns deles a seguir.

Qual a necessidade da sua cultura?

Para que se desenvolvam de forma vigorosa e proporcionem a produtividade desejada, todo tipo de planta necessita basicamente de água, luz e nutrientes. A água é obtida por meio da chuva ou da irrigação, a luz é fornecida pelos raios solares, e os nutrientes?

Os nutrientes devem ser oferecidos pelo solo, mas praticamente nenhum solo tem a capacidade de oferecer, nas quantidades desejadas, todos os nutrientes. Por isso a importância da oferta dos fertilizantes.

Mas para saber qual é a real necessidade de fertilizantes da sua cultura é fundamental que sejam realizadas constantes análises do solo.

Considerada como uma técnica bastante confiável, a análise do solo visa obter maior conhecimento sobre o estado nutricional e grau de fertilidade de determinada área, auxiliando no planejamento de manutenção e instalação de culturas agrícolas.

Por isso, antes de escolher quais das fontes de fertilizantes utilizar, é fundamental saber qual é a deficiência do solo e qual baseada na necessidade da cultura. Tais dados serão obtidos pela análise do solo.

Critérios de qualidade: fundamentais para acertar na escolha

Utilizados na agricultura há muito tempo, os fertilizantes são elementos que devem seguir alguns critérios para que suas escolhas sejam as mais assertivas possíveis. São eles:

  • Critério de qualidade química: O primeiro critério que define a qualidade ou potencial de nutrição de plantas de um determinado fertilizante é seu teor de nutrientes solúveis presente nas fórmulas NPK.

Tanto que a maior parte do custo do fertilizante é calculado com base nos teores de nutrientes solúveis presentes na formulação NPK (por ex.: 00-25-25 e 02-25-25).

  • Critério de qualidade física: A distribuição granulométrica ou a homogeneidade de tamanho de grânulos na mistura fertilizante represente o segundo critério de qualidade que deve ser considerado.

Quanto mais homogênea for a distribuição de grânulos, menor será o efeito de segregação de matérias primas, resultando em uma mistura fertilizante de melhor qualidade.

Dentre os problemas mais comuns no contexto físico, destaca-se a presença de pó ou poeira nos fertilizantes. Assim, quanto menos elementos indesejados, melhor será a qualidade da mistura de fertilizantes.

  • Critério agronômico: Esse terceiro critério tem relação com a necessidade da planta. Este ponto definirá, mesmo que indiretamente, a qualidade do fertilizante. Assim, a correta recomendação da dose e formulação mais apropriada a cada condição agrícola são importantes para a melhor escolha dos fertilizantes.

No contexto agronômico, além da qualidade do produto, a correta regulagem e a calibração das semeadoras e/ou distribuidores de adubo de cobertura serão fundamentais para o sucesso da adubação.

Outros pontos de suma importância para acertar na escolha dos fertilizantes

Além dos critérios já apresentados, há ainda outros pontos muito importantes que ajudam a acertar na escolha dos fertilizantes.

Antes de qualquer coisa, um bom produto deve ser capaz de aumentar a produtividade da plantação, mas ao mesmo tempo essa produtividade deve ocorrer baseada em um bom custo-benefício.

Porém, vale lembrar que esse custo-benefício não se relaciona somente com reduzir preços do produto, mas sim com a sua capacidade em aumentar a produtividade da lavoura com o uso controlado desses aditivos, trazendo para o agricultor maior retorno financeiro para o seu investimento.

Outro ponto importante tem relação com a forma de aplicação e controle dos fertilizantes. Assim, todo produto fertilizante de qualidade deve ser fácil de aplicar, não demandando do agricultor conhecimentos muito específicos para sua utilização.

Também é importante escolher aquele fertilizante que, além de aumentar a produtividade, auxilie significativamente no controle de pragas da plantação, sem prejudicar o equilíbrio ambiental ou a qualidade do produto a ser comercializado.

Por fim, para não errar na escolha é importante adquirir fertilizantes de marcas conhecidas e de renome no mercado.

Tal escolha será a garantia de segurança para o produtor agrícola, ou seja, quando optamos por contar com um produto de marca conhecida, a garantia em ter resultados de qualidade será infinitamente maior.

Sempre busque auxilio técnico de um engenheiro agrônomo

Além dos critérios e pontos que auxiliam na escolha dos melhores fertilizantes para cada situação, é fundamental procurar sempre a assessoria técnica de um engenheiro agrônomo.

Este profissional irá auxiliar em todas as etapas da produção agrícola, desde o plantio até a colheita, passando pela amostragem/análise do solo, com consequente definição das necessidades das plantas em cada etapa do seu desenvolvimento e quais são os fertilizantes que irão promover aumento na produtividade e consequentemente da lucratividade.

O engenheiro agrônomo também contribuirá com uma produção mais sustentável, principalmente quanto a um uso mais eficiente dos fertilizantes.

Portanto, para acertar a mão na hora de comprar fertilizantes é sempre importante ter o auxílio e assessoria de um profissional especializado.

Conheça os melhores fertilizantes do mercado baixando nosso catálogo de fertilizantes e aditivos

Deixe seu comentário aqui