Gestão da agricultura: Sua atitude impacta seus resultados!

Gestão da agricultura: Sua atitude impacta seus resultados!

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a crescente globalização, a agricultura é um setor que está em transformação quase que constante. Entretanto, o surgimento de novas empresas tem gerado um aumento expressivo na competitividade no setor.

Por isso, neste ramo agrícola, falhas e incertezas ou oportunidades e certezas costumam estar muito próximos. Ou seja,com uma simples ação você pode aproveitar uma ótima oportunidade, mas se tiver qualquer falha, seu negócio pode amargar o insucesso.

Sendo assim, qual é o fator que define se seus resultados representarão o sucesso ou fracasso? A resposta pode ter várias vertentes. Mas, sem dúvidas, uma delas é a sua ATITUDE!

Com uma atitude positiva você terá uma cultura de gestão que durará muito tempo, ou seja, você se tornará um líder real de seu negócio, a ponto de torna-lo uma verdadeira empresa ligada à agricultura e que deve ser gerida como tal.  

A atitude é fundamental na gestão da agricultura! Por quê?

Foi-se o tempo em que bastava entender do cultivo de determinada cultura para ser um bom profissional da agricultura.

Hoje, para fazer a diferença nesse mercado tão competitivo é indispensável ter uma postura mais dinâmica e empreendedora na hora de tomar as decisões, agindo sempre com ética, responsabilidade, conhecimento e muita técnica.

Mas para conseguir colocar todas essas virtudes em pauta e consequentemente aumentar sua produtividade, além de seguir algumas dicas de ouro é necessário, prioritariamente, ter atitude para querer fazer acontecer.

Esse talvez seja o conceito mais importante para a atitude. Ter atitude significa correr atrás daquilo que acreditamos, ser o melhor para nós ou para o negócio que gerenciamos.

Gestão da Agricultura

É dentro desse ambiente que nós, como gestores do agronegócio, devemos elaborar estratégias competitivas, priorizando novas concepções, ações e habilidades, sempre em busca da elevação da produtividade, com consequente redução de custos e elevação dos lucros.

Para isso, ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação podem ser aplicadas no agronegócio com bastante eficácia.

Atitudes que devemos seguir para alcançar o sucesso

De fato, adquirir experiência e manter uma cultura em processos de gestão é um dos fatores que têm fortalecido a agricultura brasileira. Produtores que têm atitude para melhorar o gerenciamento de seus negócios sempre terão maiores possibilidade para atingir o sucesso da atividade agrária.

Assim, para ter êxito é importante que estejamos atentos a diversos detalhes no processo de gestão da agricultura. Veja 5 exemplos fundamentais:

1. Invista na gestão de pessoas: Nenhum líder sabe – nem deve – fazer tudo. Por isso, devemos distribuir o trabalho para pessoas capacitadas em cada etapa de produção;

2. Aceite a importância da inovação: A agricultura é caracterizada por ser um setor em constante transformação, por isso devemos sempre estar atentos às novidades. Mas vale ressaltar que inovar não significa apenas adotar novas tecnologias, mas adequar-se às tendências tecnológicas, mercadológicas, comerciais, de legislação, etc. apresentadas;

3. Seja profissional: Ter um olhar mais profissional sobre a propriedade é fundamental, não devemos mistura interesses pessoais com os objetivos do negócio. Nossas decisões devem ser baseadas em dados, informações e indicadores, nunca no “achismo”;

4. Planeje sempre. Quem planeja olha além de uma safra, quem planeja está atento às mudanças, preparado para os riscos.

5. Forme sucessores melhores que você: Historicamente no Brasil, negócios rurais sempre foram familiares. Por isso, pense lá na frente, tanto você como seus possíveis sucessores devem se profissionalizar e preocupar-se com a preservação da empresa rural. Faça-os serem melhores que você.

A atitude não pode ser ensinada, mas seus costumes sim

A atitude por si só é uma qualidade inerente à força de vontade das pessoas, por isso, não pode ser “ensinada”. Mas ela é representada por virtudes como hábitos, costumes e conhecimentos que podem ser melhorados no nosso dia a dia e, estes sim podem ser aprendidos e aperfeiçoados.

Assim, para atingir excelência nestas virtudes, podemos investir muito bem nosso tempo e dinheiro em bons cursos de gestão e especialização espalhados por todo o país, como os já discutidos em nosso blog

Estes cursos irão aumentar nossa concepção sobre a agricultura moderna, oferecendo todo o respaldo, competências e conhecimento técnico para que, junto com a nossa atitude de querer fazer acontecer, farão nosso modo de fazer gestão a um novo patamar.

Assim, o sucesso da sua atividade, independente de qual ramo da agricultura seja, depende de diversos fatores, mas antes de colocá-los em prática, tenha ATITUDE para agir, depois torne a boa gestão parte da cultura do seu negócio.

E então, você tem atitude a ponto de fazer acontecer? Aproveite e baixe agora mesmo nosso catálogo de fertilizantes

Catálogo de Fertilizantes

Deixe seu comentário aqui